NeoChangeman - Homenagem em comemoração a 1 ano do fim da saga .

 

Agradecimentos especiais ao Norberto Silva, Art. Shadow Moon , Alice_C e Rodrigo Pereira pelos depoimentos 

Tributo

 Esquadrão Relâmpago  NeoChangeman

Introdução.

Olá, prezados  e queridos leitores !

Saudações Jirayrideranas!

Vamos , Change!

OK!!!!!

NeoChangeman!!!!!!

Com o  maravilhoso tema instrumental  Earth Force, como música de fundo, inicio esse artigo que tem a difícil missão de homenagear  uma das maiores obras fics de todos os tempos, um trabalho primoroso e irretocável, que há um pouco mais de três anos um ano terminava de maneira  maravilhosamente épica, após 16 anos de seu início, deixando muita saudade em nossos corações.

Estou falando de Esquadrão Relâmpago NeoChangeman,de autoria do grande fictor, amigo e incentivador, Lanthys Lionheart!

Em 31 de dezembro de 2020, foi publicado  o capítulo 29 intitulado “Utópico Mundo  Novo!” simultaneamente no blog pessoal do Lanthys, o  Nipoheroes, e no blog de fics Mindstormpro, encerrando com chave de ouro  um ciclo vitorioso de um trabalho que, segundo o autor começou de forma despretensiosa como uma homenagem ao icônico Esquadrão Relâmpago Changeman, série que marcou a infância (ao lado de Jaspion, Jiraiya,Flashman e muitas outras) de muitos  quarentões como eu , na segunda metade da década de 80.

Segundo Lanthys, NeoChangeman tinha  a premissa básica de homenagear o antigo esquadrão com a formação de uma nova equipe, onde elementos faltantes ou pouco trabalhados  na saga original, segundo a sua visão, poderiam ser abordados de maneira mais apropriada sem, no entanto, perder os vínculos e a coerência com os acontecimentos de Changeman.

Na prévia de cada episódio era assim que Lanthys começava :

Há muitos anos atrás, surgia em nossa TV um seriado como nenhum outro...

Cinco jovens arriscavam suas vidas para proteger a Terra do temível Império Gozzma, utilizando o poder dos cinco grandes animais lendários...

Esses heróis se apresentavam como Esquadrão Relâmpago Changeman e eles venceram a invasão...

Aproximadamente 20 anos após, uma nova ameaça surge e a Força Terrena precisa escolher novamente cinco bravos guerreiros para defender a Terra...”

A saga também tem o seu próprio tema de abertura.

Composta pelo próprio Lanthys, “Destiny"   deixa claro ao leitor que NeoChangeman é uma obra diferenciada em todos os aspectos.

Colocamos abaixo o link:

https://youtu.be/eSb-oA6GIy4

Falando em linhas gerais sobre a saga é consenso entre os leitores que, assim como eu, tiveram a oportunidade de ler a saga inteira, que o objetivo inicial, não foi só alcançado mas, superado e muito, trazendo uma história fantástica, muito bem escrita , balanceada , coerente, com  muita ação , lutas titânicas de tirar o fôlego, suspense, drama  e personagens muito carismáticos e bem construídos .

Em outras palavras, Lanthys, muito mais que cumprir a promessa inicial, foi além, entregando-nos uma obra muito superior em relação à saga original.

Poucos são os casos em que uma obra fanfic conseguiu superar a obra matriz.

Seguramente, sem medo de errar, afirmo categoricamente que  NeoChangeman é uma dessas obras!

Não que  Changeman , não fosse bom ...

Pelo contrário...

Changeman é um dos maiores tokusatsus já produzidos pela TOEI. Co., produtora da série.

Mas, NeoChangeman é muito melhor!

Na humilde opinião deste que vos escreve, o arco final de Changeman é uma das coisas mais espetaculares produzidas  no universo Tokusatsu.

Uma carga dramática intensa que também atingem os principais vilões da saga.

A morte de Buuba num combate épico com Change Dragon ao pôr-do Sol, tendo a Sinfonia 9 de Beethoven como música de fundo, a restauração de Shima e o fim melancólico de Ahames  são acontecimentos que até hoje é lembrado pelos fãs.

Pena que o último capítulo tenha deixado um pouco a desejar...

O que, de maneira nenhuma, invalida a série.

Trazendo para a realidade de NeoChangeman,  é fácil constatar que esse erro não ocorre.

O arco final mantém a característica dramática da saga original, explorando também o drama dos vilões mas, o combate final com Imperador  Kemono, o grande vilão da saga, é anos-luz superior ao que assistimos com os Changemans originais em relação à Bazoo.

Como expressar em palavras?

Visceral!

Avassalador!

Intenso!

Eletrizante a níveis extremos !

Pormenorizadamente detalhado e épico !!!

Ficou curioso?

Que tal viajarmos juntos nessa fascinante jornada e saber um pouco mais sobre essa obra-prima que eu, o  Jirayrider leu e  recomenda?

Venham comigo !

 

A História.

Procurando ao máximo evitar os desagradáveis  spoilers, no presente artigo nos ateremos  a mostrar o cenário inicial de como a história se apresenta ao leitor em seus três primeiros capítulos, onde é possível mensurar o cenário proposto pelo autor .

A saga já inicia com uma introdução filosófica muito bem construída que já envolve e conquista o leitor logo de cara, deixando-o com aquela maravilhosa sensação  na nossa mente de que “Opa!Vem coisa boa por aí!!”.

Uma expectativa de algo grandioso já se faz surgir no horizonte, prendendo e instigando de cara, a atenção do leitor; cuja as palavras, tomo a liberdade de deixar transcrito, conforme  abaixo:

“O planeta Terra...

Ano de 2010...

Um dos planetas mais belos do sistema solar, repleto de belezas naturais e de vida...

Talvez um dos planetas mais cheios de vida do Universo...

Porém, também como todos os planetas, problemas, coisas que não deveriam existir como doenças, guerras, tragédias, maldade...

Em sentido contrário, como se equilibrando a parte ruim, nosso planeta também é povoado por pessoas possuidoras de corações poderosos, capazes de amar seu semelhante de uma forma pura, transmitindo entre si bons sentimentos como, respeito, sinceridade, compaixão e solidariedade!! 

Dentre estas pessoas, algumas se destacam através dos tempos, por possuírem uma capacidade de amor pela humanidade muito maior e que em nome desta força, são capazes de entregar sua própria vida pela paz humana e do universo; a estas pessoas, chamamos heróis!!”

(Trecho inicial do primeiro capítulo intitulado “ O poder lendário desperta!”)

Perceberam a força dessas palavras?

Profundas e épicas , não é mesmo?

Não dá pra esperar nada além de algo grandiosamente bem narrado.

E NeoChangeman cumpre à risca e com louvor essa divagação filosófica que, na humilde opinião desse autor que vos escreve, norteia a saga toda.

 A trama em todos os momentos cumpre a missão tracejada pelo próprio Lanthys.

Talvez, (presumo eu)  lá em 2004 , quando ele as escreveu, ele não tivesse a real dimensão do quanto essas palavras foram certeiras mas, analisando o produto final entregue há quase um ano, é possível concluir que o final condiz em gênero  número e grau com cada vírgula , palavras  ou  frases escritas.

Após essa introdução , a cena muda para um misterioso homem que, ao admirar uma linda paisagem à sua frente tem um pressentimento que, em sua mente, se tornava uma convicção  que toda aquela beleza e relativa paz estava ameaçada e que uma invasão alienígena iria cedo ou tarde ocorrer.

O homem; em seu coração, pelo avanço de sua idade e por não poder mais manifestar o poder outrora adquirido num passado longínquo e remoto, no viço de sua juventude; teme pelo futuro do nosso planeta.

Uma mulher surge ao seu lado e lhe assegura que, se no passado distante, a Terra elegeu os seus escolhidos para defender o  nosso Planeta  no momento de maior perigo , o mesmo ocorreria com uma nova invasão.

Mal sabiam esses dois  misteriosos personagens que, esse temor de ambos  era verdadeiro...

Enquanto isso, a 500 milhões de anos-luz  de nosso planeta, numa gigantesca nave , o destino de nosso pequeno e frágil planeta estava sendo decidido.

Uma nova invasão estava na iminência de acontecer...

Uma nova ameaça...

O terrível Império Makura!

Sob o comando do maligno Imperador Kemono, um ser que não se deixava mostrar fisicamente  aos seus súditos,  a não ser por hologramas que não retratavam a sua verdadeira forma , o Império Makura tinha   na linha de frente uma tríade de  generais, cada um com características diferentes, lideradas pelo General Guerreiro Gallahorn.

O triunvirato contava ainda  com o  General-Fera Kanydai , um reptiliano muito forte e o General-Máquina Robother, um super- robô com inteligência muito avançada para os padrões da Terra.

Sob o comando dos três, milhares dos soldados rasos chamados de Maku e inúmeros monstros, cada um , segundo as suas características de combate, respondendo a um determinado general.

Não demora muito e o Império Makura chega à Terra e inicia um ataque   maciço, num primeiro momento , a várias partes do Japão, considerado um país detentor dos mais sofisticados recursos tecnológicos disponíveis na Terra.

O caos impera!

Muita destruição e mortes!

Um cenário de guerra e dor se mostrava no horizonte dessa nação, que por sinal, não obteve  nenhuma assistência das demais, que preferiram se omitir, mal sabendo eles , o preço caro que pagariam por tal atitude.

Mas, a Terra sempre resistiu!

Dessa vez não foi diferente!

Quando tudo parecia perdido , ainda sim , 4 jovens de diferentes regiões do Japão ; onde se concentravam os ataques;  com  estilos de vida, modo de agir e pensar totalmente diferentes entre si, resolveram dar tudo o que tinham , não importava se eles viessem a morrer no combate com os Soldados Makus.

E, de fato , apesar da extrema coragem , a morte parecia ser o destino certo desses heróis anônimos....

Então, um milagre acontece!

Relatos imprecisos e confusos dão conta que bestas-feras gigantes tomaram o lugar desses jovens que desapareceram, após os eventos,  sendo  vistas em várias partes do país, defendendo os civis e destruindo os Soldados Makus .

Era uma nova manifestação da Força Terrena; a mesma que há Mais de vinte anos havia banhado os Changemans ,segundo rezava a lenda.

Espantados com tamanha resistência, os três generais, conforme narrado no segundo capítulo , decidem atacar Tóquio com força total , julgando que com a queda da capital japonesa, era questão de tempo para a aniquilação completa do Japão.

Mas, de onde menos se espera, surgem milagrosamente os 4  jovens que, sem se darem conta, foram teleportados , por uma “misteriosa força” da região onde viviam para o centro de Tóquio.

Sem se conhecerem, tomados pelo mesmo espírito de coragem,  consensualmente eles se dispõe a lutar.

Juntando-se a eles, o misterioso homem que olhava a planície,  e que havia pressentido o iminente ataque de uma força alienígena se revela, desafiando os três generais anunciando ser o Comandante dos Defensores do Planeta Terra, uma organização militar de elite, fundada na década de 80 pelo Sargento Ibuki que dava suporte ao lendário Esquadrão Relâmpago Changemans e que manteve as suas atividades ao longo dos anos,   mesmo após a vitória do antigo Esquadrão contra as forças de Gozma e de Bazoo, se remodelando e se preparando  intensamente para aquele dia que, enfim, chegara .

Dotado de alta tecnologia, as forcas de combate dos Defensores tentam fazer frente à nova ameaça.

Gallahorn, imediatamente reconhece o homem a sua frente, com quem lutou num passado distante, quando  esteve  na Terra em uma missão de reconhecimento, atacando o atual Comandante, numa ação que resultou numa  enorme perda para o mesmo.

Uma perda que ele jamais conseguiu superar.

Durante o ataque, um novo jovem surge e se une aos quatro anteriores.

Após o recuo das forças de Makura , os jovens finalmente entendem o que aconteceu a eles , e como o destino os havia unido para uma espinhosa missão ...

Uma missão de vida ou morte!

Sem pestanejar, todos aceitaram fazerem parte desse esforço coletivo de proteger a Terra.

Surgia assim, uma nova formação do lendário Esquadrão Relâmpago.

Banhados  pela Força Terrena, os novos  escolhidos pelo Planeta Terra, e com o suporte dos Defensores do Planeta Terra, se anunciam como Esquadrão Relâmpago NeoChangeman,  um esquadrão mais forte e poderoso se  comparado com o original, dando início à resistência a Makura,  que se mostrava logo de cara uma ameaça muito mais poderosa, organizada e ameaçadora do que fora um dia o Império Gozma.

O que se vê a partir desse instante são uma sucessão de capítulos sensacionais, narrando uma história que não deixa pontas abertas e, ao mesmo tempo  dá respostas definitivas  e muito bem formuladas sobre todos os aspectos possíveis e imagináveis que a série original deixou passar ou abordou de modo superficial.

Certamente, esse é um dos maiores méritos da presente saga.

O destino de cada um dos integrantes da equipe original é revelado, bem como de personagens marcantes da série como o Sargento Ibuki, Shima , Nana e outros.

Nada fica sem resposta e o destino que cada personagem seguiu é coerente e condizente com tudo o que eles foram na série.

Isso sem se esquecer da conexão da equipe original com os novos escolhidos por Gaia , o espírito da Terra.

Por outro lado, o autor se preocupa desenvolver não só os integrantes dessa nova formação como os principais vilões da série.

Todos eles tem um passado e motivos e interesses em jogo que os levaram a se submeterem ao comando tirânico de Kemono, sendo que esse fator foi  competentemente trabalhado durante toda a saga.

Afinal, quem é e o que é Kemono?

O que ele deseja?

Qual o seu segredo?

Como a nova equipe poderá superar esse grandioso desafio , apostando suas jovens vidas na defesa intransigente de nosso planeta?

Conforme a saga avança, muitas revelações ocorrem e as respostas vão sendo dadas, impactando drasticamente nos acontecimentos que, a partir de um determinado ponto (e eu não irei contar, rsrsrsrs...) encaminha a saga para um confronto final, dramático e titânico, onde é difícil não se emocionar...

Diria eu que é uma “missão quase impossível!”

Quem não derramar uma lágrima sequer, acredito que seja um coração um tanto quanto duro e insensível...

Muitas perguntas , involuntariamente, são formuladas em nossas mentes:

-Vale a pena lutar desse jeito?

-A humanidade merece tamanha renúncia?

Quem chegar ao capítulo 39 que encerra a saga , chegará a conclusão que sim...

Vale a pena acreditar!

Vale a pena lutar!

Se preciso for , vale a pena morrer para que um novo e utópico futuro possa surgir irradiante diante dos escombros do caos e da destruição!

O autor , com maestria nos faz vislumbrar esse futuro...

Um brinde a esperança!

Um brinde à fraternidade universal!

Um brinde à vida!!

Um brinde à paz!!!

Um brinde ao amor !!!!

 

Mas , e quanto aos personagens?

Quem são eles ?

Nas linhas abaixo descreveremos de modo sucinto cada um deles, omitindo informações importantes para que o leitor descubra por si mesmo o quão emblemáticos, únicos e inesquecíveis  se tornaram.

Os Personagens

Os Heróis.

Ryuichi Tsurugi , o NeoDragon .

Com um sobrenome de peso, Ryuichi é o filho único do lendário Hiriyuu Tsurugi , o Change Dragon, com quem tem uma conturbada relação, a quem atribui a culpa por um triste acontecimento ocorrido em sua infância.

Estudante de arqueologia, o rapaz é  o único  que parece conhecer a fundo a manifestação da Força Terrena.

Sempre sério, pouco afeito a brincadeiras, de temperamento e postura sisuda e retraída no trato normal, o mesmo não se pode dizer quando se encontra numa batalha.

Corajoso ao extremo, persistente e combativo e focado em sua missão, Ryuichi tem muitas características do pai famoso, sendo sua liderança rapidamente reconhecida pelos demais integrantes da equipe.

Hideki Kuroki , o NeoGriphon.

Um  jovem valente e vigoroso e  pequeno agricultor.

De estilo simples mas,  intenso no falar e no agir, Hideki, é o integrante mais forte e combativo da equipe.

Um tanto emotivo, se mostra muito útil nos combates,  com um estilo de luta feroz e intenso.

Um verdadeiro leão em combate!

Essa característica o torna odiado pelos inimigos , em especial por Kanydai , com quem mantém uma  visceral rivalidade.

 

Satoshi Yoshida, o NeoPégasus.

Um jovem simples e sonhador, extremamente gentil e alegre, de um coração puro e extremamente positivista, nunca perdendo a fé e a esperança naquilo que acredita.

Sua luta é para manter o sorriso das crianças.

Órfão desde pequeno, é morador e presta serviço voluntário no orfanato de sua cidade natal, ajudando com a sua doçura e simplicidade , a tornar a vida das inocentes  crianças lá abrigadas,  um pouco mais alegre, amenizando suas dores e traumas, tornando-se uma espécie de irmão mais velho dessas crianças carentes .

Sem dúvida , Satoshi é o ponto de equilíbrio da equipe, juntamente à Hiroko, sendo  o membro mais calmo e “good vibes" dos Neos.

Um personagem marcante que , certamente emocionará a alma mais dura e insensível.

Hiroko Sasaki, a NeoMermaid.

Filha de aldeões pescadores interioranos, de temperamento pacato e tímido, Hiroko sempre agrega, apaziguando e reduzindo  eventuais conflitos que, eventualmente surgiram na equipe durante a saga .

Mas, engana-se quem pensa que esse temperamento calmo e discreto, torna-a uma guerreira mais fraca e fácil de ser batida.

Hiroko  é aquele personagem tipo alguém que tu conheça, extremamente calmo e centrado , mas que quando sai do eixo, pode se tornar terrivelmente perigoso,  justamente por ser alguém que sempre se mantém sereno e não sabe lidar com o lado furioso!

Uma personalidade que condiz perfeitamente com a sereia lendária... Tranquila, linda e acolhedora, mas, no entanto, uma vez furiosa, pode mostrar um lado demoníaco e devastador!

Mexa com ela e você terá uma indigesta surpresa!

Mitsu Kobayashi , a NeoPhôenix.

Típica garota urbana.

Descolada, sem papas na língua...

Insinuante e intensa, irradia uma sensualidade natural que desperta a paixão avassaladora nos homens.

Se Mai Tsubasa, a antecessora, era esquentada e pavio-curto , Mitsu a supera em todos os aspectos.

A herdeira da ave lendária fênix, não poderia estar em mãos melhores.

 

Shiori Shimizu.

Uma recatada professora do orfanato em que Satoshi Yoshida coopera desde a tenra idade.

Nutre um sentimento profundo por ele, mas não sabe como expressá-lo.

Personagem importantíssima da segunda metade da série em diante.

Fiquem de olho nela!

 

O Comandante

Após a partida do Sargento Ibuki , junto aos amigos  do universo para restaurar os planetas destruídos por Bazoo, esse valoroso homem teve a honrosa missão (prontamente aceita por ele)  de substituí-lo liderança dos Defensores do Planeta Terra, que sob a sua gestão, passou por importantes mudanças.

A maior delas foi a de tirar essa renomada Organização Militar da dependência do governo.

Com a ajuda de preciosos companheiros , a organização se reestruturou a ponto de se auto-sustentar.

Homem altivo e austero mas, no entanto, mais tolerante e aberto ao diálogo que Ibuki.

Conquista a confiança dos subordinados com atitudes ao invés da força e da imposição.

Firme nos propósitos, determinado e obstinado nos objetivos e focado nas ações, o Comandante teve um grande revés em sua vida pessoal , quando foi obrigado enfrentar Gallahorn que, em visita de reconhecimento à Terra, anos atrás, causou-lhe uma profunda dor na alma da qual ele nunca mais se recuperou.

Essa dor, no entanto lhe deu a determinação e a coragem necessária  para preparar sua Organização para uma nova investida (que ele tinha a certeza que cedo ou tarde, ocorreria ) das forças alienígenas dispostas a invadir a Terra.

A cientista.

Segunda na hierarquia dos Defensores e braço-direito do Comandante , “ a cientista” (que é a maneira como optei em me referir a essa personagem) é a Chefe do Departamento de Tecnologia.

Devotada a causa de seu amigo de décadas, ela não mede esforços para dotar os Defensores da mais alta tecnologia necessária pra fazer frente, dando a devida resposta  a qualquer ameaça que o nosso planeta possa sofrer.

Racional, objetiva e pragmática, “a cientista" muitas vezes , deixa a sua vida pessoal de lado para cumprir da melhor maneira possível, a sua missão, servindo também como suporte emocional ao Comandante, ajudando-o a tomar as decisões mais difíceis.

 

Os vilões.

Imperador Kemono

O líder supremo do Império Makura.

De princípio, age da mesma forma que outros líderes famosos como Bazoo, La Deus, Zeeba e demais líderes , deixando a cargo de seus subordinados a missão de destruir qualquer tipo de resistência que a Terra pudesse oferecer.

A diferença mais palpável, no entanto, é que Kemono estudou os possíveis adversários antes de ordenar a invasão.

Envolto em mistérios, não permite que os seus generais conheçam a sua verdadeira face, apresentando-se numa tela holográfica protegida por uma sombra.

Mas, não se iludam!

Kemono é terrível demoníaco, ambicioso e avassalador em seus métodos de ação.

Um vilão de respeito, que amedronta!

 

General Guerreiro Gallahorn

Nativo do Planeta Guiráz, o mesmo do velho Comandante Giluke, Gallahorn, se mostra muito mais ardiloso, inteligente, frio, perigoso e assassino que o antigo comandante das forças de Gozma.

Em busca de poder e prestígio, se alia a Kemono , galgando rapidamente posições até chegar ao topo do comando do Império Makura.

Precavido, tempos atrás, veio à Terra em missão de reconhecimento , travando uma batalha contra o atual Comandante dos Defensores do Planeta Terra de consequências terríveis para o referido comandante.

Um vilão terrível muito bem trabalhado e com muitas nuances que vão sendo reveladas ao longo da saga.

General Fera Kanydai

Um reptiliano nativo do Planeta AllGruulk.

Brutal, traiçoeiro, assassino impiedoso  e feroz nos combates, sua lei maior era  matar  ou morrer para se obter honra e poder”.

Sua visão distorcida de mundo lhe fazia crer que só os fortes são dignos de habitaram o mundo e que a vida é um interminável combate, onde só um pode sobreviver: o mais forte !

Teve em NeoGriphon, o seu maior rival.

General Máquina Robother.

Inteligência Artificial criada por Gallahorn, o ser robótico tem a capacidade de evoluir infinitamente ampliando a capacidade de armazenamento do banco de dados instalado em seu cérebro artificial.

Desprovido de emoções, Robother é extremamente engenhoso, metódico e analítico.

Suas criações, assim como seu modo de agir são milimetricamente planejadas, o que reduz consideravelmente a ocorrência de falhas e quando as mesmas ocorrem, sua capacidade de assimilação , adaptabilidade e  auto-evolução tecnológica, faz com que ele mude de estágio rapidamente, tornando-se um adversário casa vez mais difícil de ser vencido, exigindo cada vez mais de seus adversários.

Grindara

Uma bruxa galáctica ligada a Gallahorn , com atuação discreta no início da saga, atuando nos bastidores.

Porém, quando resolve agir...

Poderosa...

Diva...

Linda...

Lasciva...

Ardilosa...

Sedenta por poder...

Traiçoeira...

Fatal!!!!...

Grindara, para atingir seus objetivos não mede os meios , muito menos, métodos para alcançá-los.

Mesmo que para isso , use o seu corpo como arma de sedução e morte.

Vilã digna de estar no  seleto panteão das musas do mal , representado por Kilza , Ahames, Rainha Cosmos e Marie-Baron, Grindara é uma personagem forte, muito bem construída e   que deu muita dor de cabeça para o esquadrão.

-----

Como pudemos observar, com personagens tão ricos , densos sem, no entanto, serem caricatos, muito bem desenvolvidos pelo Lanthys; sendo que cada um tem a sua  história pra contar, criando dentro do roteiro macro, múltiplos enredos interessantíssimos, todos eles bem costurados , sem pontas soltas, fazendo com que nos identifiquemos com todos eles, é praticamente impossível não se envolver com a saga.

Em NeoChangeman,somos constantemente confrontados com a nossa humanidade pois...

Amamos muitos...

Odiamos  uns tantos outros...

Sentimos pena de uns...

Compartilhamos seus medos...

Choramos juntos as suas dores...

Angústias...

Vibramos com suas conquistas pessoais...

Imaginamos relacionamentos...

“Shipamos" casais...

Comemoramos as vitórias...

Sofremos com as perdas...

Repudiamos as ações nefastas...

Lutamos juntos...

Lado a lado...

Sentimos cada golpe sofrido...

Cada gota de sangue derramado...

Enfim...

Cada vida perdida!

As palavras ganham  intensidade e vida, a ponto de sermos arrebatados aos mais variados sentimentos .

Às mais variadas emoções e sensações!

É algo que chega a ser transcendental!

Definitivamente, nunca mais os fãs de Changeman , verão a saga com os mesmo olhar.

Em suas lembranças, sempre terá espaço para esse universo, essa maravilhosa continuação criada por Lanthys !

Uma pergunta, no entanto, ainda deve e merece ser feita:

 

Qual o legado que a série deixou?

O impacto de NeoChangeman foi tão grande pra quem leu e também gosta de escrever histórias que, com a devida  e generosa autorização de Lanthys , alguns crossovers escritos por grandes fictors envolvendo personagens desse maravilhoso universo foram feitos .

O talentosíssimo colega Norberto Silva, por exemplo, homenageou NeoChangeman com um curta de dois episódios  intitulado “Jiraiya , NeoChangeman e Taazan Galático em: Batalhas Pararelas", em que Ryuichi Tsurugi se envolve numa grande  aventura lutando ao lado de Jiraiya e Taazan Galáctico (personagem de Renato Marqxx).

Já o grande Rodrigo Pereira, também escreveu um crossover intitulado “Choque de Realidades” , no qual ele promove um encontro épico entre Ryu Okawa, o Red Force de sua obra de maior sucesso, o Esquadrão Dimensional  Force Five, Ryuichi Tsurugi , o NeoDragon e novamente o Taazan Galáctico  (do Renato).

As duas obras estão disponíveis no blog da Mindstormpro no link abaixo, na qual, eu Jirayrider , recomendo a leitura.

https://mindstormpro.blogspot.com/

Esse autor e fictor que escreve esse artigo , com a devida  e generosa permissão  de Lanthys, também homenageou esses heróis  colocando uma versão alternativa dos NeoChangemans, atuando e fazendo parte com grande destaque, do projeto feito em parceria com o fictor  TreinadorPokemon, chamado de Tokuverso Expandido, onde os heróis da séries tokusatsus se encontram em diversas obras.

Fica evidenciado nas despretensiosas linhas escritas  acima ,o quanto essa Fic impactou e ainda impacta os apaixonados por uma boa leitura.

Como afirmativa de tudo isso que acabei de afirmar, antes de terminar o presente artigo ,tenho alguns testemunhos de alguns colegas fictors que , assim como eu , apreciaram esse clássico Fic.

Leiam e tirem suas conclusões:

 

Os Testemunhos

Norberto Silva

NeoChangeman é um título que não deve  lido de forma leviana, ou com pressa, mas deve sim ser praticamente degustado, pois só assim fica claro, não apenas todo o amor que o autor, o senhor Lanthys,coloca em cada linha, cada palavra, mas deixa claro também, todo o estudo para criar algo único

É também uma oportunidade incrível  para ver o amadurecimento  de um escritor, mesmo que a qualidade  do texto de destaque desde o primeiro  capítulo, é possível perceber como a idade e a experiência do autor foram se modificando, se adaptando, evoluindo.

NeoChangeman é uma leitura  que não deve ser obrigatória, uma vez que algo obrigatório nem sempre  é algo bom, mas é uma leitura que fará muito bem para qualquer  um que, simplesmente, gosta de uma historia  incrível, épica e muito, muito bem escrita.

Portanto deixo apenas um   recado, se você, que está lendo essas  linhas, ainda não leu NeoChangeman, faça um  favor para si mesmo e comece já!”

 

Art Shadow Moon

Neochamgeman é uma obra para ser degustada com carinho e cuidado. A pessoa precisa ler cada linha com o maior gosto possível para que possa aproveitar a riqueza de detalhes e primazia ali empregado pelo grandioso Lanthys Lionheart.

É uma saga que, para mim,  representa uma fidedigna e maravilhosa continuação dos Changeman . Ao ler essa obra,  o leitor saberá os rumos de cada personagem original  e de como eles estão diretamente relacionados aos novos herdeiros da Força Terrena.

Quer conhecer o real sentido de união,  altruísmo,  entrega e amor? Leia Neochamgeman! Entre de cabeça nesse mundo de fantasia real em que a realidade é mais viva do que você imagina.

Neochamgeman é épica sendo a maior prova da evolução de Lionheart como grande escritor!

 Não perca mais tempo e sorva cada gole de drama e saber que tal obra literária trará a sua alma.


Rodrigo Pereira

NeoChangeman pra mim foi uma série que me mostrou que é possível ir muito além do termo fanfiction na hora de se escrever uma série. Ela vai muito além do que reproduzir personagens que já existem com diálogos e ações que você acha que o personagem diria ou faria. Ela vai muito além do que apenas ser um texto que você pode chamar de uma fanfic de super sentai, aliás, ao longo da série, torna-se praticamente impossível chamar NeoChangeman de simplesmente, fanfic, por que ela quebra essa barreira com maestria tornando-se um texto que traz sua própria identidade, se desprende da série original sem deixá-la de lado e toma proporções grandiosas ao longo de seus diversos anos sendo escrita. NeoChangeman, apesar de se pautar na série original em seu começo, praticamente cria um novo universo, com suas próprias regras, seus próprios personagens importantes, trazendo novos e renovando velhos conceitos, sem deixar de homenagear o que veio antes, e sem desrespeitar o que foi feito antes na série.

 

Acompanhar essa fanfic ao longo dos anos foi muito especial pra mim. Quantas não foram as vezes que acordei às cinco da manhã para poder curtir o episódio em um silêncio total antes de sair para trabalhar. Quantas não foram as vezes que, em um ônibus lotado, essa série foi a salvação das minhas insuportáveis viagens pelas marginais da vida e quantas não foram as vezes que meu coração bateu mais forte devido aos acontecimentos da série.

 

Como não me recordar do episódio oito, um dos mais importantes pra mim. Como não me lembrar da difícil relação de Neo Dragon com seu pai, a morte de Satoshi e a ascensão da Shiori ao se tornar Neo Pégasus, a primeira aparição de Kemono, a morte do Gallahorn, a difícil luta entre Neo Griphon e Kaniday.

 

Foram tantos momentos importantes, tantas coisas importantes que aconteceram nessa série que é quase impossível dizer do que mais gostei.

 

NeoChangeman se encerrou, mas ela deixou pra mim coisas muito importantes. Ela me trouxe novas amizades, amizades sinceras e duradouras e que me fizeram e me fazem crescer como pessoa a cada interação com esses amigos queridos. Ela me mostrou, como já disse antes, que escrever fanfic pode ir muito, mas muito mais além do que apenas reproduzir personagens em cenas que você acha que deveria acontecer com os mesmos.

 

Parabéns Lanthys  pela obra que claramente entra pra história do universo fanfic na tokunet, e boa sorte em suas novas empreitadas.

Alice _C 

O que falar de neochangeman?
O que falar da continuação de minha série favorita?


É difícil descrever a saga em palavras.
Cada capítulo nos leva mais e mais para dentro da história, nos dando a sensação de estar vivendo as situações.
E como não se apegar aos perrsonagens, sejam eles heróis ou vilões?


Particularmente me apeguei muito ao Ryuichi, não só pelo fato dele estudar arqueologia que foi o que me levou a cursar história hoje em dia, mas sim por seu jeito mais tímido e calmo mesmo em meio a tensão.


Neochangeman é uma continuação mais que perfeita para uma das séries mais queridas pelos fãs.
Quem diria que faz um ano que a saga foi concluída? O tempo passou tão rápido que nem parece.


Só o que posso dizer é que essa obra marcou minha vida, e que esteve e está comigo em momentos especiais.


Até hoje me emociono muito com a redenção de Gallahord/Akira, e com a luta final.
Não tem como esquecer a cena de Nagasaki.
O que foi aquilo? Parecia que tudo estava perdido, que eles morreriam pelo controle mental de Grindara, mas no último momento surge o anjo do planeta merio.


Essa cena me passou a sensação de ter saído de um pesadelo.


Agora, o que falar dos neo em passado vs presente?


Até hoje eu piro lendo aquilo.


A aparição de Tsurugi já me deixa eufórica toda vez que leio.


Juntos até a morte.


Oh Deus! Como esquecer uma frase tão emblemática?


No mais é isso, só tenho a agradecer por ter conhecido essa obra que digo sem medo, me faz enxergar como se estivesse assistindo TV. 

Abraço e vamos change!

--------

 

Diante de todas essa a credenciais, convido  a todos os leitores a embarcarem nessa jornada épica!

 

Não deixem de conferir o Esquadrão Relâmpago NeoChangeman !!!

O Jirayrider leu e o Jirayrider recomenda!

Até a próxima!!!


Galeria de Imagens 

Os Heróis 

( artes tiradas dos capítulos blog Nipoheroes-  dando o devido crédito aos autores das artes )











Os Vilões 




Grindara e Gallahorn 


Kemono


Kanydai , Gallahorn, Robhoter e os soldados Makus 





 

Comentários

  1. Ai meu bom pai... Um ano depois da série concluir e o Jirayrider me faz chorar ao ler sobre a série de novo... Cara, nem parece que idealizei isso lá pelos meados de 2004 e vim a concluir 16 anos depois... E só concluí porque surgiu o MindStorm e uma galera que começou a ler e incentivar, em especial o Norberto Silva que praticamente me ameaçou para me dedicar a série sem pestanejar mais kkkkk! Meu amigo Jirayrider, não há como não se emocionar com tamanha amizade, tamanha consideração, tamanho apoio e incentivo, sim, relembrar a série um ano após seu encerramento é sem dúvida dar incentivo e apoio ao meu lado criativo e escritor, é reconhecer algo que tem importância vital para mim, é me fazer relembrar que tantas e tantas horas escrevendo realmente valeram a pena não só pra mim, mas pra mais pessoas... Ver os depoimentos de todos ali, enaltecendo a série e novamente me incentivando é mais do que eu poderia esperar por um texto feito com intuito único de homenagem... As imagens, a descrição de cada personagem, a transcrição da trama como um todo, eu realmente fiquei emocionado ao ler tais linhas, ao poder ver de novo, tu expressando teus pensamentos sobre NeoChangeman... É voltar ao passado e pensar em quando imaginei cada acontecimento, cada situação... Hoje olho para os episódios e penso, "não tem como eu ter escrito isso", mas seja lá o que foi que me abduziu na hora de escrever, me fez escrever algo do qual realmente eu gosto e amo muito! Não tenho palavras para agradecer à todos vocês, todos que leram, todos que comentaram, todos que me incentivaram à continuar essa obra... Sem vocês, sem essas palavras, sem esses apoios, eu teria desistido há muito tempo! Vida longa às amizades, aos textos, aos projetos e aos grandes momentos que vivenciamos junto de nossos personagens favoritos! O meu muito obrigado e mais sincero agradecimento por tudo Jirayrider, principalmente pelo surpresa dos comentários de Norb, Rodrigo e Artur! Muito obrigado mesmo e parabéns pelo texto muito bem escrito cara! \0/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lanthys Lionheart!

      Essa homenagem conjunta de todos aqueles que tiveram o privilégio de acompanhar essa grande saga é mais do que justa, não só pela saga em si , mas por tudo o que você representa pra nós do blog e, sobretudo pela pessoa que você é.

      Você sempre tem uma palavra de apoio, de incentivo.

      Sempre está ali .

      Tudo o que eu , Norberto, Artur e o Rodrigo dissermos é pouco.

      No entanto, não poderíamos fugir desse desafio.

      Essa homenagem foi feita com carinho e muita emoção.


      Fico feliz que tenha curtido.


      Aproveito pra agradecer meus colegas fictors pelos preciosos depoimentos que abrilhantaram essa humilde homenagem.

      Obrigado por fa'de parte das nossas vidas!

      Excluir

Postar um comentário